5 tipos de dentes e as suas funções

Sorriso

Ter dentes bonitos e saudáveis é sinónimo de uma boa higiene oral e a garantia de um sorriso magnífico, sem complexos. A não ser que nos estejam a doer ou na hora de os lavar, raramente paramos para pensar nos nossos dentes. Sabe quantos são e como se chamam os dentes que temos?

Dentes de leite vs. Dentes permanentes

Os nossos primeiros dentes começam a desenvolver-se por volta dos 6 meses de idade e dá-se o nascimento de todos os dentes de leite até cerca dos 3 anos de idade. Uma criança tem apenas 20 dentes, 10 superiores e 10 inferiores. A partir dos 6 anos de idade, sensivelmente, inicia-se a queda dos dentes de leite que passam a ser substituídos pelos dentes permanentes. Cada um dos dentes permanentes nasce até aos 13 anos de idade aproximadamente. Um adulto com uma boca e dentes saudáveis tem 32 dentes, sendo que os dentes do siso podem ou não nascer, podem ou não serem extraídos – tudo depende da pessoa em questão.

 

5 tipos de dentes e as suas funções

Anatomia dental

A nossa boca é composta por 5 tipos de dentes, com uma anatomia muito própria – conheça-os:

  1. Incisivos: temos 8 dentes incisivos, localizados no meio da boca, 4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são maioritariamente utilizados para cortar.
  2. Caninos: temos 4 dentes caninos, que são os dentes pontiagudos localizados ao lado dos dentes incisivos. Temos 2 em cima e 2 em baixo e são utilizados principalmente para rasgar alimentos ou algum tipo de objeto.
  3. Pré-molares: temos 8 dentes pré-molares, localizados entre os dentes caninos e os dentes molares. Com 4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são geralmente utilizados para triturar os alimentos.
  4. Molares: temos 8 dentes molares, localizados no fundo da boca, sendo que 4 localizam-se em cima e 4 em baixo. Bastante lisos, são utilizados para triturar e mastigar os alimentos.
  5. Sisos: por norma, são 4 os dentes do siso, mas nem todas as pessoas os têm ou então não têm os quatro. Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente estes dentes são extraídos, para que não perturbam o alinhamento dos restantes dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca.
A sua votação: 
Average: 4.3 (47 votos)