6 motivos para marcar um check-up dentário anual

Dentista a fazer check-up dentário

Uma saúde oral exemplar e que dure uma vida inteira depende não só da forma como trata da boca e dos dentes em casa, mas também das consultas dentárias, que devem ser anuais até aos 30 anos de idade e bianuais depois dos 40. Qual a importância do check-up dentário? Muita!

  1. Para detectar problemas orais com antecedência. Mais do que limpar os dentes, o seu dentista está atento a cada recanto da boca e dos dentes para assegurar que tudo está como deve ser. Um check-up anual é essencial para detectar cáries e problemas com as gengivas – uma detecção precoce pode evitar o enchimento dental, cirurgias dolorosas e a remoção desnecessária de dentes. Para além disso, o seu dentista está ainda atento a sinais de cancro oral que pode ser tratado eficazmente se diagnosticado cedo.
  2. Para vigiar a saúde oral. Uma consulta anual do dentista permite manter um histórico da sua saúde oral, ou seja, torna-se mais fácil, ano após ano, o seu dentista verificar se a sua boca e dentes continuam a 100% ou se alguma coisa se alterou. Se sim, óptimo! Pode continuar os seus hábitos orais e voltar apenas para o ano! Se não, o dentista pode aconselhar um plano de tratamento para voltar a gozar de uma excelente saúde oral.
  3. Para prevenir a gengivite. A gengivite é a doença periodontal mais comum e define-se pela acumulação de placa bacteriana nas gengivas – o seu não tratamento pode piorar a inflamação que atingirá o osso, passando a gengivite a periodontite que, por sua vez, pode causar a perda de dentes. Ambas estas doenças periodontais são dolorosas e com riscos acrescidos, por isso, nada como uma boa limpeza profissional para prevenir este tipo de situação.
  4. Para salvaguardar os dentes. É perfeitamente possível manter os nossos próprios dentes naturais até ao final da vida, desde que bem tratados. Mais um excelente motivo para não se esquecer de marcar o seu check-up dentário anual.
  5. Para assegurar um sorriso maravilhoso. Por melhor que trate dos seus dentes em casa (escovagem, fio dental ,…), não há nada como uma limpeza dentária feita pelo seu dentista, para que saia do consultório com um sorriso branco e maravilhoso!
  6. Para um bem-estar geral. Estudos recentes referem que a gengivite pode estar ligada a doenças cardíacas e tromboses, ou seja, quer queira, quer não, a sua saúde oral pode afectar negativa ou positivamente o seu bem-estar geral. Sabia que um simples problema de dentes pode estar a causar-lhe dores de cabeça ou de ouvidos? Tire todas as suas dúvidas com o seu dentista para corpo, mente e boca sãs.
A sua votação: 
Sem votos