8 cuidados a ter com a escova de dentes

Escova de dentes no duche

Uma escova de dentes sã é meio caminho andado para uma boca e dentes saudáveis. Precisamente porque a saúde oral depende do estado de saúde da sua escova de dentes, aprenda quais os princípios cuidados a ter.

  1. A escova de dentes deve ser substituída de 3 em 3 meses ou então quando mostrar sinais de gasto (cerdos achatados, inclinados…) – no fundo, o que surgir primeiro. Passados os três meses, as escovas de dentes já não são tão eficazes na remoção de placa bacteriana e resíduos alimentares dos dentes; e os seus cerdos já não têm a força inicial para chegar a e limpar adequadamente todos os dentes.
  2. Se a sua escova de dentes apresentar sinais de gasto poucas semanas depois de ser estreada, pode estar a fazer uma escovagem excessiva – o que deve ser evitado, a bem da saúde gengival. Por outro lado, se depois de 5 ou 6 meses de uso, a sua escova de dentes não apresentar sinais de gasto, significa que a escovagem é demasiada gentil e, por conseguinte, ineficaz.
  3. As escovas de dentes (cerdos e estrutura) são propícias à acumulação de germes, bactéria e fungos, por isso, depois de cada utilização passe a escova de dentes por água, sacuda o excesso de água e deixe secar ao ar livre numa posição vertical. 
  4. Devido à proliferação de germes e viroses, evite que a sua escova de dentes esteja em contacto com outras escovas de dentes na casa de banho.
  5. Nunca é demais relembrar que não deve, em circunstância alguma, partilhar uma escova de dentes com outra pessoa.
  6. Lave as mãos antes e depois de cada escovagem para evitar a transmissão de germes de e para a boca.
  7. É importante substituir a escova de dentes sempre que estiver doente (constipação, gripe, inflamação de garganta, infecção da boca…), uma vez que os germes e viroses podem manter-se nos cerdos da escova de dentes e provocar uma nova infecção.
  8. Quando viajar, o ideal é transportar a escova de dentes numa caixa apropriada ou então manter a cabeça coberta com uma capa própria. Estas são as melhores formas de proteger os cerdos da escova de dentes. No entanto, não se esqueça de secar a escova de dentes ao ar livre entre lavagens.
A sua votação: 
Average: 4 (2 votos)