Como cuidar do aparelho dos dentes

O aparelho dos dentes é um equipamento fundamental para a saúde oral e para o bem-estar individual. Saiba como cuidar do aparelho dos dentes e mantenha sempre um sorriso belo e natural.

A importância do aparelho dos dentes

O aparelho dos dentes, também conhecido como aparelho ortodôntico ou dentário, é um dos acessórios mais importantes no que à saúde oral de uma pessoa diz respeito. Ele serve para corrigir a má posição ou imperfeição dos dentes e é utilizado para fins estéticos e funcionais. Se os dentes ou maxilares não estão corretamente alinhados, isso significa que, mais tarde ou mais cedo, estes sofrerão um maior desgaste e estarão sujeitos ao aparecimento de cáries ou gengivites. Dessa forma, e para que isso não aconteça, a utilização do aparelho ortodôntico é obrigatória.

Como cuidar do aparelho dos dentes

A utilização de um aparelho ortodôntico permitir-lhe-á corrigir as imperfeições dos seus dentes e recuperar a beleza do seu sorriso e isso deverá ser considerado como um investimento muito importante para o futuro. Contudo, enquanto estiver a utilizar um aparelho ortodôntico, é fundamental que cuide pormenorizadamente dos seus dentes e gengivas, atendendo aos aspetos seguintes:

Uma boa higiene dentária

Depois de ter colocado o aparelho ortodôntico, deve ter uma higiene dentária irrepreensível, pois a saúde dos seus dentes depende disso. Será necessário lavar os dentes corretamente, utilizar o fio dental e usar um elixir bocal para combater as periodontites. Ao fazê-lo diariamente, conseguirá diminuir os danos no esmalte, risco de cáries e problemas nas gengivas. Ao longo do tratamento ortodôntico, é essencial que continue a ter consultas regulares com o seu ortodontista de modo a observar o estado do aparelho, pois é provável que, com o tempo, exista algum fio solto ou algum suporte partido.

Uma dieta saudável

O consumo frequente de bebidas e alimentos ácidos é muito prejudicial para a saúde dentária, dado que a sua ingestão danifica o esmalte dos dentes e isso conduz ao aparecimento de cáries. Nesse sentido, ao utilizar um aparelho ortodôntico, deve ter muito cuidado com a sua alimentação e, como tal, deve optar por realizar uma dieta saudável.

Os alimentos e as bebidas mais amigas dos dentes

Existem vários alimentos e bebidas com baixos níveis de acidez que o ajudam a cuidar do seu aparelho ortodôntico e, consequentemente, dos seus dentes. Por norma, o seu ortodontista estabelece um plano para a sua dieta e nele estão contidos os alimentos e as bebidas seguintes:

Frutas: Bananas, mangas e melões

Vegetais: Cenouras, alfaces, pepinos e beterrabas

Bebidas: Água e leite

Alimentos: Carnes de aves, peixe, ovos, sopas e massas

Os alimentos e as bebidas menos amigas dos dentes

É também de salientar que existem alimentos e bebidas com altos níveis de acidez que são saudáveis para o corpo, mas não são amigas dos dentes e do aparelho ortodôntico. São elas:

Frutas: Maçãs, cerejas, laranjas, pêssegos, peras, ameixas, ananases e framboesas

Vegetais: Pickles e tomates

Bebidas: Bebidas gaseificadas, bebidas desportivas e de frutas

Temperos: Temperos de vinagre, churrasco e salsa

A maioria das pessoas deve ter conhecimento que os alimentos e bebidas ricas em açúcares são prejudiciais à saúde dentária, dado que possibilitam o aparecimento de cáries e a perda de esmalte.

Por outro lado, também deve ter em atenção que os produtos ricos em amido, como por exemplo as batatas fritas, também podem ficar presas aos dentes durante um longo período de tempo e isso provoca um mau hálito e cáries.

O aparelho ortodôntico vs hábitos antigos

Ao utilizar um aparelho ortodôntico deve colocar de parte todos os hábitos antigos que possa ter, pois estes podem afetar negativamente o funcionamento do aparelho dentário. Dos hábitos mais conhecidos, aqueles que deve evitar a todo o custo são os seguintes:

Evite a ingestão de alimentos duros: A ingestão de alimentos duros como por exemplo as nozes ou barras energéticas de chocolate podem danificar o seu aparelho dentário e partir algum fio ou suporte.

Divida os alimentos em pequenas porções: Deve levar à boca pequenas quantidades de comida e partir os alimentos em pequenas partes, de modo a facilitar a sua ingestão.

Não coma comidas pegajosas: Não deve comer qualquer tipo de comida pegajosa, como por exemplo barras de fruta ou caramelos pois isso vai fazer com que fiquem restos de comida entranhados no aparelho. Esse é um dos motivos principais pelo qual não deve mascar chicletes.

Não deve roer as unhas: Este é um hábito nervoso que deve evitar pois, para além de estragar as suas unhas, também estraga os fios e suportes do aparelho ortodôntico.

Alguns cuidados a ter em conta com o aparelho dentário

De modo a zelar pelo bem-estar da sua saúde oral e do respetivo aparelho dentário, deve dedicar a máxima atenção aos cuidados seguintes:

  1. Se o seu aparelho ortodôntico tem qualquer tipo de elásticos, deve removê-los antes de escovar os dentes;
  2. Utilize uma pasta dentífrica com flúor e uma escova de dentes macia e compacta para lavar os dentes. Deve colocar a escova num ângulo de 45 graus contra a gengiva e escovar suavemente ao longo da linha da gengiva. Deve utilizar movimentos circulares e verticais para limpar cada dente;
  3. Demore cerca de 10 segundos em cada dente antes de passar para a lavagem do dente seguinte e certifique-se que não se esquece de lavar nenhum;
  4. Escove suavemente o aparelho ortodôntico. Segure a sua escova de dentes com firmeza para que todos os espaços entre os dentes sejam limpos corretamente. Uma escova de dentes elétrica poderá ser uma ótima opção;
  5. Escove a superfície externa e interna dos dentes, de modo a não ficar qualquer tipo de vestígio. Não se esqueça de usar um movimento circular e vertical em cada um deles;
  6. Para limpar corretamente os molares deve segurar a escova de dentes com firmeza e utilizar movimentos fortes e consistentes;
  7. Não exagere na pasta de dentes, pois isso não vai fazer com que os seus dentes fiquem mais limpos ou brilhantes. Na realidade um pouco de pasta dentífrica é suficiente para uma lavagem de dentes eficaz;
  8. Substitua os seus elásticos de acordo com a recomendação do seu ortodontista;
  9. Depois de escovar os dentes, deve bochechar a sua boca com um elixir bocal com flúor durante um minuto, de modo a prevenir o aparecimento de cáries e manchas brancas;
  10. Utilize todo o tipo de produtos de higiene oral prescritos pelo seu dentista.
A sua votação: 
Average: 5 (4 votos)