Como escolher um dentista

Dentista a examinar

Se tudo estiver bem com a nossa saúde oral, só se visita o consultório do dentista uma ou duas vezes por ano, no entanto, a escolha de um dentista é muito importante. Regra geral, existem muitos medos e fobias associadas aos dentistas, daí a importância de escolher um dentista com o qual se sinta confortável e onde não tem receio de ir. Saiba que fatores ter em conta na hora de escolher um dentista.

Referências

Não há melhor forma de descobrir um bom dentista do que pedir referências a familiares, amigos e colegas de trabalho. É claro que o que pode ser um ótimo profissional para uma pessoa, pode não satisfazer outra, mas uma referência dada por uma pessoa de confiança é sempre um excelente ponto de partida para quem precisa de escolher um dentista.

Seguro de saúde

Se usufrui de um seguro de saúde, a lista de dentistas disponíveis pode ser mais diminuta, no entanto, isso não o impede de perguntar, dentro do seu círculo de amigos, se alguém conhece os dentistas que estão associados ao seu seguro de saúde. Em alternativa, escolha um à sorte, aquele com disponibilidade imediata ou com um horário de atendimento alargado e experimente. Se não gostar, sabe que tem outras opções quando chegar a hora da próxima consulta.

Localização e horário de atendimento

Um fator decisivo para a escolha de um dentista também pode passar pela localização – pode dar-lhe jeito ter o consultório dentário perto de casa ou próximo do trabalho para poder marcar consultas à hora do almoço, por exemplo. Existem cada vez mais clínicas dentárias abertas aos sábados de manhã, um horário de atendimento que pode revelar-se perfeito para si e assim facilitar a sua escolha. Porém, certamente conhece alguém que se desloca até bastante longe para consultar o seu dentista, porque não o troca por mais nenhum. O conforto e o à-vontade sentido no consultório de um dentista pode valer a pena qualquer viagem.

Preço da consulta e formas de pagamento

Enquanto para uma pessoa o preço da consulta pode ser um elemento determinante na escolha de um dentista, para outra isso pode ser irrelevante, desde que se sinta bem na clínica dentária e goste da forma como o dentista trabalha. No entanto, se tiver de efetuar alguns tratamentos a longo prazo que vão exigir várias consultas, o facto de existir um plano de pagamento facilitado pode ser uma vantagem. Informe-se sobre os preços das consultas/tratamentos e diferentes formas de pagamento.

Ambiente

Um ambiente calmo e convidativo num consultório de dentista pode ajudar a dissipar o stress e a ansiedade muitas vezes associadas às consultas dentárias. A higiene do espaço, assim como o estado dos equipamentos e o tipo de aparelhos utilizados – modernos ou antiquados – são outros fatores a ter em conta na hora de escolher o dentista perfeito.

Staff

É importante sentirmo-nos bem em qualquer consultório médico e o dentista não é exceção… afinal de contas, trata-se da nossa saúde e bem-estar. Para muitas pessoas, a simpatia e o apoio do staff que trabalha na clínica dentária pode ser um ponto a favor ou contra. O importante é que se sinta bem recebido e bem atendido.

O próprio dentista

A decisão final de manter o mesmo dentista ou procurar outro está, sem dúvida, nas mãos do próprio dentista. A forma como o recebe, como fala consigo sobre o seu historial, como explica os procedimentos e, fundamentalmente, como trabalha, são os fatores chave que vão contribuir para a decisão final. Como em qualquer ramo da medicina, existem dentistas que trabalham de forma mais paciente e suave, outros nem tanto. O importante é que se sinta bem quando está a ser observado pelo seu dentista.

Após a primeira consulta

No final da primeira consulta, saberá certamente se gostou ou não da forma como esta correu, o que vai determinar se para o ano volta ou não. Se desgostou da forma como foi atendido, se o tratamento foi muito doloroso nas mãos do dentista, se a relação preço-qualidade não foi satisfatória, então nada o impede de procurar outro dentista. Mais vale experimentar vários até acertar, do que sofrer por antecipação cada vez que marcar a sua consulta dentária anual.

A sua votação: 
Average: 5 (3 votos)