Como prevenir cáries

Uma cárie dentária é um dos problemas mais graves que afeta a saúde oral e assim que é detetada deve ser imediatamente corrigida. Saiba como se pode prevenir o aparecimento das cáries e mantenha a sua boca sempre fresca e saudável.

O que são as cáries?

As cáries dentárias são uma doença infetocontagiosa que resulta na destruição e perda de dentes se não for tratada a tempo e da forma mais adequada. Esta doença manifesta-se através de lesões cavitadas ou cariadas, visíveis ou não, que afetam os tecidos mineralizados do dente. Os dentes cariados são bastante influenciados pelo modo de vida de cada um e variam de acordo com a alimentação, higiene dentária e utilização de pasta de dentes com flúor ou não. Por outro lado, a hereditariedade também desempenha um papel importante na forma como os dentes são suscetíveis à presença de cáries dentárias.

Tipos de cáries

As cáries dentárias são mais frequentes entre as crianças, mas os adultos também estão em risco. Os tipos de cáries dentárias mais comuns são:

As cáries coronárias: Este tipo de cáries é o mais comum e afeta tanto as crianças como os adultos. Por norma, encontram-se situadas nas superfícies oclusais ou entre os dentes.

As cáries radiculares: À medida que o corpo humano vai envelhecendo, as gengivas vão-se alterando e expõem parte das raízes dos dentes. Estas áreas são locais específicos onde as cáries têm tendência para aparecer, dado que não existe esmalte a cobrir as raízes dos dentes.

As cáries recidivantes: As cáries recidivantes também são conhecidas por reincidentes e formam-se à volta das coroas e das restaurações que foram efetuadas. Estas regiões têm tendência para acumular mais placa bacteriana e, consequentemente, dar origem a uma cárie dentária.

Assim sendo, as cáries dentárias são um problema muito sério que deve ser imediatamente resolvido. Se uma cárie não for tratada atempadamente, o dente e os nervos do dente podem ficar destruídos, originando um abcesso (uma área de infeção na ponta da raiz). A partir do momento em que o abcesso se forma e o indivíduo fica com a cara inchada, o dente só pode ser tratado através de uma desvitalização, cirurgia ou extração.

Como saber se tem ou não uma cárie dentária

Por norma, o início de uma cárie é sempre acompanhado por uma certa sensibilidade dentária, o que causa muitas dores e um enorme desconforto, mas isso não significa que se trate especificamente de uma cárie. A única pessoa que lhe pode dizer se você tem ou não uma cárie dentária e que está habilitada a dar essa informação é o dentista.

Esta situação acontece porque as cáries podem desenvolver-se debaixo da superfície dentária e não são visíveis a olho nu, sendo necessário recorrer ao auxílio especializado.

Existem casos em que o dente pode ficar completamente cariado a nível interno e o seu exterior ser perfeito. No entanto, com o passar do tempo, o esmalte do dente começa a deteriorar-se, expondo a respetiva cavidade. A visita regular ao dentista para um check-up de rotina é assim obrigatória para detetar o quanto antes qualquer tipo de problema dentário.

Como prevenir das cáries dentárias

A melhor solução para evitar o aparecimento de cáries dentárias passa por estar o mais prevenido possível e cuidar da sua saúde oral. Para o fazer corretamente deve cumprir com os aspetos seguintes:

Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia: É obrigatória a escovagem dos dentes pelo menos duas vezes por dia. Ao fazê-lo, deve utilizar o fio dental para remover a placa bacteriana nas áreas de difícil acesso, como por exemplo entre os dentes e debaixo da linha da gengiva. Por outro lado, é também essencial que escove a língua pelo menos uma vez por dia, para que a sua boca se mantenha sempre fresca.

Agendar consultas regulares no dentista: O tratamento preventivo pode ajudar a evitar o aparecimento de cáries e outros problemas associados à sua saúde oral como por exemplo as gengivites. Por outro lado, impede que os pequenos problemas se transformem em grandes dificuldades.

Seguir uma alimentação equilibrada: Uma dieta saudável e limitada em termos de açúcares e hidratos de carbono permitir-lhe-á manter uns dentes mais fortes. Deve ter em atenção que os alimentos com altos níveis de acidez não são amigos dos dentes, nem das pessoas que utilizam aparelhos dentários, pois danificam o esmalte dos dentes e conduzem ao aparecimento de cáries.

Utilizar produtos dentários com flúor: A utilização de uma pasta dentífrica e um elixir bocal com flúor são obrigatórios na lavagem dos dentes. Ao fazê-lo a sua boca terá sempre um hálito fresco e saudável.

Adquirir suplementos de flúor: O flúor é um dos elementos mais importantes na saúde oral, na medida em que desempenha um papel importante na proteção dos dentes e na prevenção das cáries. Sempre que possível, peça ao seu dentista suplementos de flúor e mantenha os seus dentes protegidos.

A sua votação: 
Average: 4 (1 voto)