Como prevenir a placa dentária

As pessoas têm o hábito de pensar que, à medida que vão ficando mais velhas, independentemente do que fizerem, os dentes acabam por ficar enfraquecidos e cair, mas isso não corresponde à realidade. Saiba como prevenir a placa dentária e mantenha as suas gengivas e dentes perfeitos ao longo de uma vida inteira.

O que é a placa dentária

A placa dentária é uma película aderente e transparente que é constituída por bactérias e açúcares que estão na boca e que, geralmente, ficam colados aos dentes. É a principal causa de cáries dentárias e doenças gengivais e pode endurecer, transformando-se em tártaro se não for removida diariamente.

As consequências da formação da placa dentária

A formação da placa dentária traz consigo inúmeras sequelas para a manutenção de uma boa saúde oral. Das consequências principais, destacam-se as seguintes:

  1. A deterioração dos dentes;
  2. O aparecimento de doenças gengivais.           

A deterioração dos dentes

Todas as pessoas desenvolvem placa dentária, uma vez que na boca existem milhares de bactérias que utilizam os ingredientes encontrados na alimentação e na própria saliva. Estes ingredientes formam a placa dentária e, se não forem removidos, vão provocar a deterioração dos dentes e o aparecimento de cáries dentárias.

O aparecimento de doenças gengivais

A placa dentária que não é removida corretamente depois das refeições fica acumulada nos dentes e isso pode irritar e inflamar as gengivas, conduzindo a uma gengivite (gengivas vermelhas, inchadas e sangrentas) ou periodontite se não for detetada atempadamente. Se uma doença gengival não for tratada com antecedência, os tecidos que mantêm os dentes nos seus respetivos lugares são destruídos e os dentes acabam por cair.

Como saber se tem placa dentária formada nos seus dentes

A placa dentária é incolor e é por isso que é muito difícil de ver. No entanto, existem algumas técnicas que podem ser colocadas em prática para saber se tem ou não placa dentária formada nos seus dentes. São elas:

Adquira pastilhas de revelação: existem umas pastilhas de revelação próprias que, ao serem mastigadas, mancham a placa dentária de vermelho. Estas pastilhas estão disponíveis em qualquer mercearia ou farmácia e dão a conhecer se tem ou não placa dentária e os locais onde esta possa estar.

Utilize um esfregão de algodão próprio: a utilização deste tipo de esfregão mancha de verde a placa dentária e os restos de comida que possam estar nos seus dentes. Eles podem ser adquiridos numa mercearia ou farmácia e são, sem dúvida, uma técnica eficaz para a deteção da placa dentária.

Como prevenir o aparecimento e a formação da placa dentária

É fundamental perguntar ao seu dentista se as técnicas que está a utilizar para remover a placa dentária estão a ser bem ou mal efetuadas. Para o fazer corretamente e para prevenir o aparecimento e a formação da placa dentária, deverá seguir os passos seguintes:

Utilize o fio dental

Deve utilizar fio dental para remover todos os germes e restos de comida que possam estar entre os dentes. Depois, deve bochechar a boca com água para retirar todas essas partículas. Deve ter em atenção que o fio dental deve ser colocado entre os dentes com delicadeza, caso contrário poderá magoar e danificar as suas gengivas e daí poderão surgir problemas mais complicados.

Escove os dentes

Ao escovar os dentes, utilize o método de escovagem com o qual se sente mais à vontade, mas não esfregue com força de trás para a frente. Lave os seus dentes cuidadosamente através de pequenos movimentos circulares verticais para que estes fiquem completamente limpos. Depois, lave a boca para retirar todos os resíduos que possam lá estar. É indicado que lave os dentes pelo menos duas vezes por dia para que a sua saúde oral seja exemplar.

Escove a língua

Os resíduos de comida, especialmente os doces, fornecem nutrientes para os germes e estes são os responsáveis pela queda de dentes e pela formação de doenças gengivais. Nesse sentido, e para que isso não aconteça, é importante que todos os resíduos de comida sejam removidos através da lavagem minuciosa dos dentes, mas também da língua. Deve escovar a sua língua ao realizar a sua higiene oral para não ficar com nenhum resíduo que possa formar a placa dentária. É aconselhável que o faça pelo menos uma vez por dia, preferencialmente antes de se deitar.

Modere o consumo de alimentos açucarados

Vigie a sua alimentação, nomeadamente a ingestão de doces e guloseimas, pois estas são as primeiras a ficarem coladas aos dentes e, consequentemente, a formar a placa dentária.

Visite o seu dentista

Deve realizar um check-up dentário regular junto do seu dentista para controlar a saúde dos seus dentes. O dentista é a única pessoa que consegue remover a placa bacteriana, uma vez que ele utiliza instrumentos especiais para remover a placa dos seus dentes acima e abaixo da linha gengival.

A sua votação: 
Average: 5 (2 votos)