Como tratar do tártaro dos dentes

O tártaro é um dos principais responsáveis pelo aparecimento de cáries dentárias e doenças gengivais e assim que for detetado deve ser imediatamente removido. Saiba como tratar do tártaro dos dentes e mantenha sempre a boca fresca, saudável e limpa.

O que é o tártaro

O tártaro, também conhecido como cálculo, é a placa bacteriana que se fixou e endureceu nos dentes. Ele pode formar-se junto da linha da gengiva ou abaixo dela e a sua presença pode irritar os tecidos gengivais. O tártaro garante uma superfície maior e mais aderente para que a placa bacteriana possa crescer, o que pode levar a situações mais sérias como a cárie dentária e a formação de doenças gengivais como a gengivite e a periodontite.

O tártaro ameaça a saúde dos dentes e gengivas, assim como a beleza do seu sorriso, dado que o facto de ser poroso faz com que a pigmentação seja absorvida e retida nos dentes. Dessa forma, se é fumador, consumidor de café ou chá deve ter ainda mais cuidado, pois estes elementos são os principais responsáveis pelo escurecimento dos dentes. É fundamental que aprenda a prevenir o aparecimento do tártaro para que o branqueamento dos dentes nunca seja colocado em causa e para que eles tenham sempre um aspeto limpo e saudável.

Como saber se tem tártaro formado nos seus dentes

Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor de bactérias, o tártaro é uma formação mineral que é facilmente visível e está acima da linha gengival. Dessa forma, para saber se tem ou não tártaro formado na boca, deve verificar, no momento da escovagem dos seus dentes, se existe algum dente ou gengiva com uma pigmentação amarelada ou acastanhada. A existir, isso significa que os seus dentes têm tártaro e deve removê-lo imediatamente para que as consequências não sejam mais gravosas. Para eliminar o tártaro, deve marcar uma consulta no seu dentista, pois ele terá que realizar uma destartarização e aplicar uma dose suplementar de flúor para limpar os seus dentes.

Como prevenir o aparecimento e a formação do tártaro

O aparecimento e a formação do tártaro pode acontecer a qualquer pessoa se esta não tiver cuidado com a sua saúde oral. Nesse sentido, a prevenção é a melhor arma para evitar o aparecimento de muitos problemas dentários. Existem pequenas ações que podem ser realizadas para evitar o aparecimento e a formação de tártaro. São elas:

Lave os dentes regularmente

Deve lavar os dentes pelo menos duas vezes ao dia para que os seus dentes se apresentem sempre limpos e saudáveis. Deve, se possível, utilizar uma pasta dentífrica anti-tártaro e um elixir bocal para obter os melhores resultados.

Utilize o fio dental

Antes de se deitar, use o fio dental para retirar os restos de comida que possam estar entre os dentes. Este é um passo fundamental que deve ser sempre realizado, uma vez que os restos de comida que ficam acumulados nos dentes podem, mais tarde, endurecer e transformar-se em tártaro.

Evite a ingestão de bebidas que mancham os dentes

Deve evitar a ingestão de bebidas que mancham os dentes, como o café, o chá e o vinho tinto. Os dentes absorvem a pigmentação destas bebidas e isso conduz ao seu enfraquecimento. Para minimizar os danos, deve lavar sempre os seus dentes após a ingestão deste tipo de bebidas.

Faça uma alimentação saudável

Existem alimentos que, pelas suas características, ajudam a eliminar os restos de comida que possam estar entre os dentes como, por exemplo, as cenouras, os espargos e as maças. Opte sempre por uma maça como sobremesa, pois assim já estará a começar a limpar os seus dentes.

Consulte o seu dentista

Deve realizar um check-up dentário regular junto do seu dentista para vigiar a saúde dos seus dentes. Ao fazê-lo estará a detetar possíveis problemas orais com a devida antecedência e estará a zelar pela sua saúde oral. Tenha em atenção que se os dentes tiverem tártaro, o dentista é a única pessoa que o consegue remover. Ele utiliza instrumentos especiais para remover o tártaro dos seus dentes acima e abaixo da linha gengival.

A sua votação: 
Average: 5 (1 voto)