Mau hálito – sabe se tem?

Sabia que 1 pessoa em cada 4 sofre de mau hálito? Na realidade existem inúmeras pessoas que sofrem de mau hálito (halitose) e nem sequer o sabem.

Certos alimentos, certos tipos de comidas, alguns problemas de saúde e má higiene dentária são os maiores causadores de mau hálito. Na maioria dos casos, o mau hálito pode ser controlado, ou eliminado apenas com uma boa higiene dental.

Caso uma boa higiene dentária não seja o suficiente, será melhor saber mais sobre o problema, e nisso apenas uma consulta ao seu dentista ou estomatologista, o poderá ajudar, pois o problema poderá ser devido a um problema de saúde que não conseguirá resolver de maneira tão simples.   

Causas comuns do mau hálito

O mau hálito pode ser causado por inúmeros factores. Os alimentos que ingere, como comidas que contenham cebola, alho, condimentos muito fortes, entre outros, são as fontes mais comuns de mau hálito. Para saber se o mau hálito se deve a este tipo de ingestão de alimentos, então o ideal é ir testando, alimento a alimento, para verificar se é de facto isso, ou seja evitar a ingestão dos mesmos para verificar se o mau hálito não surge. O álcool e o tabaco são outros factores que potenciam o mau hálito.

Se concluir que o mau hálito não é devido à ingestão de certos alimentos, poderá ser devido a outros factores físicos relacionados com a boca, como a língua - especialmente na parte posterior -, que é um local ideal para acumular e criar muitas bactérias, que podem provocar mau hálito. As bactérias que se alojam na língua produzem gases: sulfeto de hidrogênio e metilmercaptano, que são a causa do mau odor.

Os outros factores que podem provocar mau hálito são:

  • Problemas dentários
  • Má higiene oral
  • Gengivite
  • Doença periodontal
  • Dentaduras com placa e sem limpeza cuidada
  • Boca seca, nervosismo e falta de saliva
  • Problemas da boca
  • Problemas da garganta (infecções da garganta, sinusite, amigdalite críptica)
  • Doenças sistémicas (diabetes, infecções pulmonares, abcessos, problemas de rins ou de fígado, problemas gastrointestinais)
  •  Dietas

É importante que visite um profissional de saúde e marque consulta no seu dentista se perceber o porquê do seu mau hálito.

Para saber se sofre de mau hálito peça a uma pessoa em quem confie para cheirar a sua boca e peça-lhe para ser sincera, pois como este problema atinge dimensões sociais, usualmente quem se apercebe do mau hálito de outra pessoa não costuma mencionar o assunto.  

Não se esqueça que uma boa higiene não se consegue apenas a escovar os dentes, deve adicionalmente raspar a língua, usar uma pasta de dentes anti-bacteriana ou um elixir anti-bacteriano e passar o fio dental diariamente.

A sua votação: 
Average: 4.7 (3 votos)