As principais vantagens e desvantagens de usar aparelho dos dentes

Um aparelho dentário é um recurso da medicina oral que serve para endireitar os dentes que possam estar mal alinhados, tortos, sobrepostos ou espaçados na boca e maxilar. Não é necessariamente um acessório que as pessoas gostem de usar, apesar dos benefícios em termos de aparência e, principalmente, na saúde do sistema digestivo. Contudo, a sua utilização é sempre uma mais-valia em termos futuros. Conheça as principais vantagens e desvantagens de usar aparelho dos dentes e proteja a saúde da sua boca.

5 vantagens de usar aparelho dos dentes

1. Os dentes ficam alinhados

Afinal é para isso mesmo que servem os aparelhos ortodônticos: para corrigir problemas na posição da dentição. Esta função é importante a nível estético e poderá ser conseguida com um aparelho fixo nos casos mais complicados ou um aparelho removível em casos mais ligeiros.

2. Previne o desgaste dos dentes e da gengiva

Ao usar aparelho dos dentes estará a proteger os seus dentes contra problemas como o desgaste da dentição e das gengivas e este é outro ponto positivo da utilização de um aparelho dentário.

3. Coloca os maxilares na posição certa

O aparelho ortodôntico ajusta os maxilares que possam estar desalinhados e coloca-os no local correto. Além disso, trata de problemas de abertura e fecho da boca - problemas de oclusão -, bem como outros problemas associados aos maxilares. A mastigação será também mais fácil, o que melhora a digestão, bem como existirão benefícios na respiração.

4. Fecha espaços entre dentes

Ninguém gosta de ter espaço entre dentes ou os dentes desalinhados. O aparelho dentário ajuda a colocar os dentes no lugar, assim como fecha os ditos espaços de modo a que existam benefícios na parte estética do procedimento.

5. Ajuda à higiene dentária e dicção

O uso de aparelho dentário ajuda a uma melhor escovagem e higiene dentária geral, até mesmo em relação ao fio dental. O ato de falar será também muito mais facilitado.

5 desvantagens de usar aparelho dos dentes

1. Preço do aparelho

A colocação e manutenção de um aparelho dentário são muito dispendiosas. Existem opções mais baratas, no entanto, a manutenção deverá ser sempre feita, pelo que se usar aparelho terá que fazer visitas mensais regulares ao dentista.

2. Desconforto na sua utilização

No início do tratamento, o paciente sentirá algum desconforto na boca que será um efeito normal, logo, não existe nada a fazer para o prevenir.

3. Problemas de articulação

Em alguns tipos de aparelho, existe o problema de, provisoriamente, haver dificuldade na pronúncia de alguns fonemas, o que afeta a fala e a dicção do utilizador.

4. Extra na higiene oral

O local onde se encontra alojado o aparelho deverá ser alvo de uma limpeza mais eficaz do que o que acontece nas gengivas e restantes partes da boca, até porque poderá ficar comida lá alojada.

5. Poderá afetar a procura de emprego

A utilização de um aparelho dentário é inestética, pelo que poderá afetar a procura de trabalho em diversas áreas de emprego como assistentes de bordo ou, no caso dos atletas, pode chegar mesmo a magoá-los.

São estas as principais vantagens e desvantagens da utilização de um aparelho dentário. Sim, existem desvantagens, mas quando se trata de higiene e estética, talvez valha a pena aplicar o aparelho. Cabe-lhe a si decidir se este é ou não um bom tratamento.

A sua votação: 
Average: 4.1 (9 votos)