Quais as alternativas ao branqueamento dos dentes

Mulher com dentes brancos

Um sorriso brilhante e saudável depende da constituição e da cor dos seus dentes. Saiba quais são as alternativas existentes ao branqueamento dos dentes e exiba com confiança o seu sorriso, pois este é, sem dúvida, o seu melhor cartão de apresentação.

As alternativas principais ao branqueamento dos dentes

Nem toda a gente pode realizar o branqueamento dentário, uma vez que a descoloração não é recomendada para aqueles que têm dentes espaçados, coroas ou aparelhos dentários nos dentes frontais – o branqueamento dentário não consegue mudar a cor destes materiais e isso vai fazer com que eles se evidenciem pela negativa, pois manter-se-ão escuros em relação aos demais. Nestes casos, é necessário escolher outras alternativas para branquear os dentes, como as facetas estéticas e as restaurações adesivas.

As facetas estéticas

As facetas estéticas são muito utilizadas na Odontologia e são indicadas para corrigir um mau posicionamento dental e para cobrir os dentes escurecidos. Trata-se de lâminas finas de porcelana ou plástico que são coladas na parte frontal dos dentes e contribuem para um sorriso mais belo e duradoiro. Dessa forma, as facetas estéticas devem ser colocadas sempre que os dentes se apresentem muito pigmentados, lascados ou deformados. Um dente lascado afeta o seu aspeto, como também, se não for tratado, pode causar problemas futuros na raiz subjacente. Não deixe que isso aconteça e previne-se já junto do seu dentista. É de realçar que as facetas estéticas não ficam manchadas, o que as torna numa das opções mais credíveis e procuradas para o branqueamento de dentes.

Existem dois tipos de facetas estéticas que podem ser construídas através de técnicas diretas ou indiretas. São elas:

Facetas de porcelana (coroas de porcelana): utilizam uma técnica de fabrico indireta, uma vez que a sua produção é feita num laboratório de próteses. Inicialmente, é necessário tirar o molde do dente e só depois é que a faceta de porcelana poderá ser colocada, o que exige sempre duas visitas ao dentista. As facetas de porcelana podem mudar a forma, a cor, o espaçamento, o alinhamento, a largura e a altura dos dentes, transformando por completo e para melhor o visual de uma pessoa. Uma faceta de porcelana tem um custo aproximado de 635 euros/1.450 reais a 1.760 euros/4.020 reais e esta tem tendência a durar mais de 15 anos sem perder a sua cor.

Facetas de compósito: utilizam uma técnica de fabrico direta, uma vez que são construídas diretamente na boca da pessoa. Este compósito é aplicado com resina diretamente sobre a estrutura do esmalte dental e não obriga a um maior desgaste do dente. Uma faceta de compósito pode ser colocada numa única visita ao dentista e tem o custo médio de 175 euros/399 reais. É de registar que as facetas de compósito duram aproximadamente entre 5 a 7 anos e a sua reparação é mais difícil de ser realizada que as de porcelana.

As restaurações adesivas

Com a evolução da dentisteria restauradora e estética, ou odontologia estética, é hoje possível executarem-se restaurações duráveis sem ter de sacrificar tecido dentário saudável. As restaurações adesivas utilizam uma resina composta para restaurar dentes partidos, lascados ou espaçados e dão uma nova forma e cor ao seu sorriso. A utilização de restaurações adesivas é mais estética que as amálgamas dentárias porque apresentam uma cor semelhante aos dentes e conferem uma aparência mais natural. Como os dentes não são todos da mesma cor, existem diversos tons de resinas para que as restaurações fiquem impercetíveis, sendo por isso indicadas para o tratamento de dentes.

É de realçar que cada restauração adesiva tem um custo que varia entre os 210 euros/480 reais e os 423 euros/960 reais e porque é porosa, os dentes podem ficar novamente amarelados no caso de se tratar de um fumador.

Como evitar a pigmentação dos dentes

O seu dentista é a única pessoa com legitimidade para lhe dizer se pode ou não usar as facetas estéticas ou restaurações adesivas. Marque uma consulta e faça um check-up dentário para ver em que situação se encontra a sua saúde dentária. Tenha sempre em mente que para manter a sua boca e sorriso saudáveis, é fundamental que escove os seus dentes pelo menos duas vezes por dia e deve, acima de tudo, evitar o tabaco, o café, o chá, o vinho tinto e os alimentos que são muitos pigmentados, pois estes elementos são os principais responsáveis por colorirem os dentes, incluindo as facetas estéticas e as restaurações adesivas.

A sua votação: 
Average: 5 (2 votos)