Tratamento e suplementos de flúor

Escova de dentes e água

Os tratamentos e os suplementos de flúor fortalecem a constituição dos dentes e impedem o aparecimento de cáries dentárias. Conheça quais os tratamentos de flúor que poderá realizar e proteja o esmalte dos seus dentes e a beleza do seu sorriso.

O que é o flúor?

O flúor é um mineral natural que fortalece os dentes e ajuda a reduzir o aparecimento de cáries dentárias. Alguns especialistas afirmam que a melhor maneira de prevenir o aparecimento de uma cárie é utilizar várias fontes de flúor. Alguns alimentos, como a carne, o peixe, os ovos e o chá contêm esse mineral, assim como alguns fontes de águas naturais. Também é de realçar que muitas pastas dentífricas, elixires bocais e tratamentos ortodônticos contêm grandes quantidades de flúor e este é de extrema importância para a manutenção de uma ótima saúde oral.

Para que fins é utilizado?

O flúor é principalmente usado para proteger e fortificar a camada exterior dos dentes, isto é, o seu esmalte. Todos os dias, o esmalte dentário tem tendência a perder minerais (desmineralização) e isso acontece devido à formação da placa dentária. No entanto, o flúor, em conjunto com o cálcio e com o fosfato, repõem os minerais em falta (remineralização) e isso garante um determinado equilíbrio oral no interior da sua boca.

Como é que o flúor atua?

A atuação do flúor ajuda a prevenir as cáries dentárias de duas maneiras distintas:

  1. Através de pequenas doses de flúor que as crianças ingerem nos alimentos, suplementos e água mineral. Desta forma, o flúor entra na corrente sanguínea e torna-se parte dos dentes permanentes à medida que estes se forem desenvolvendo. Assim, os dentes ficam mais fortes, o que impede a destruição do respetivo esmalte.
  2. De uma forma direta e através dos tratamentos seguintes:
  • Quando começa um tratamento com flúor num consultório dentário

O tratamento com flúor é dado com frequência às crianças quando os seus dentes ainda se encontram em desenvolvimento. Se o seu filho está em risco de contrair alguma cárie, ele deve receber uma quantidade adicional de flúor. Muitas crianças recebem tratamentos de flúor a cada seis meses e ao fazerem-no estão a promover a remineralização dos dentes.

  • Quando utiliza com regularidade uma pasta dentífrica ou elixires bocais com flúor

A utilização de pastas dentífricas e de elixires bocais com flúor previne a formação de cáries dentárias. Este tipo de produtos é recomendado para crianças acima dos 6 anos de idade e podem ser adquiridos em qualquer supermercado, na secção de higiene.

  • Quando ingere suplementos de flúor

Os suplementos de flúor ajudam a fortalecer e a proteger o esmalte dentário. Eles podem ser ingeridos em qualquer idade, de uma forma líquida ou sólida. Os suplementos líquidos de flúor estão ,disponíveis para as crianças que têm entre os 6 meses de vida e os 16 anos de idade; ao passo que os suplementos sólidos de flúor adquirem a forma de comprimidos e destinam-se aos adolescentes e adultos.

Fatores que influenciam o risco de cáries

Existem determinados aspetos que determinam o aparecimento de cáries dentárias. Dos mais importantes, destacam-se os seguintes:

  • Um histórico de cavidades;
  • Poucas visitas ao dentista;
  • Maus hábitos na lavagem e escovagem dos dentes:
  • Má alimentação, especialmente por causa de lanches frequentes;
  • Utilização de anti-histamínicos, como os antialérgicos, assim como os descongestionantes, analgésicos, diuréticos e antidepressivos. Estes medicamentos provocam a boca seca e aumentam o risco de cáries.

Em que consistem os tratamentos de flúor

Antes de realizar qualquer tratamento com flúor, deve ter em atenção que os dentes devem estar bem limpos. Os tratamentos de flúor existentes num consultório dentário têm mais flúor do que os produtos que estão à venda nos supermercados e permanecem nos dentes durante um período de tempo mais alargado.

O flúor pode ser aplicado como um gel, espuma ou verniz e os dentes devem ficar secos para que o flúor não se dissolva. Alguns dentistas colocam o gel ou a espuma dentro de um molde dentário e o paciente utiliza-o durante alguns minutos, outros colocam o flúor diretamente nos dentes. O flúor tem uma grande variedade de sabores, mas nunca deve ser ingerido.

Depois de realizar um tratamento à base de flúor, deve ter em atenção que não deve comer, beber ou fumar durante um período mínimo de 30 minutos, caso contrário, o flúor não produz qualquer efeito sobre os dentes.

Como utilizar o flúor

Tal como acontece com outros compostos, o flúor é um produto seguro e eficaz quando é bem utilizado. Para que ele seja corretamente utilizado, é necessário cumprir com os aspetos seguintes:

  • Não usar flúor em excesso, uma vez que isso pode conduzir a uma intoxicação;
  • Verificar os níveis de flúor que se encontram na água que bebe habitualmente;
  • Regular o uso da pasta dentífrica em casa, especialmente se tiver crianças. Muitas vezes as crianças são tentadas a engolir a pasta dentífrica, pois o seu sabor é doce e refrescante e isso deve ser controlado e eliminado;
  • Armazenar os comprimidos de flúor num local seguro e fora do alcance das crianças;
  • Falar com o seu dentista acerca dos produtos com flúor existentes no mercado. Ele vai recomendar-lhe os melhores e os mais apropriados.
A sua votação: 
Sem votos